Por que o “Sutra do Coração” tem esse nome?

Um trecho do livro "O sutra do ataque do coração", de Karl Brunnhölzl:

Ele tem esse nome porque ensina o coração do Mahāyāna, principalmente em termos da visão. No entanto, a motivação básica do Mahāyāna também está implicitamente contida nesse sūtra na forma de Avalokiteśvara, o grande bodhisattva que é a corporificação da bondade amorosa e da compaixão de todos os buddhas. Na verdade, trata-se do único sūtra prajñāpāramitā no qual Avalokiteśvara aparece, e ele é inclusive o principal orador. Dessa forma, o Sūtra do Coração ensina a vacuidade por meio do epítome da compaixão. Com frequência diz-se que, num certo sentido, a vacuidade é o coração do Mahāyāna, mas o coração da vacuidade é a compaixão. As escrituras até mesmo usam a frase: “Vacuidade com um coração de compaixão”. É crucial jamais se esquecer disso. A principal razão da presença de Avalokiteśvara aqui é simbolizar o aspecto da compaixão e enfatizar que não deveríamos perdê-la de vista. Se apenas lermos todos os “nãos” e, então, formos fisgados pelo “nem caminho”, “nem essência pessoal” e “nem realização”, fica um pouco sombrio ou depressivo e podemos nos perguntar: “Por que estamos fazendo isso?” ou “Por que não estamos fazendo isso?”. De fato, a essência do coração dos ensinamentos prajñāpāramitā e do Mahāyāna é a união de vacuidade e compaixão. Se olharmos os sūtras prajñāpāramitā mais longos, podemos ver que eles ensinam extensamente ambos os aspectos. Além de ensinar sobre a vacuidade, eles também falam sobre o caminho de forma detalhada, sobre como cultivar bondade amorosa e compaixão, sobre como fazer certas meditações e como progredir nos caminhos. Eles não falam sempre “não”, mas às vezes também apresentam as coisas de uma perspectiva mais positiva. Mesmo o Sūtra do Coração, mais para o fim, apresenta algumas frases sem o “não”.

Trechos de livros

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