Phakchok Rinpoche

Kyabgon Phakchok Rinpoche nasceu em 1981 e é detentor da linhagem dos Tesouros Profundos de Chokgyur Lingpa, da Escola Nyingma de Budismo Tibetano. Ele também é um dos lamas principais da linhagem Riwoche Taklung Kagyu. Os principais mestres-raiz de Phakchok Rinpoche são seu avô, o falecido Kyabje Tulku Urgyen Rinpoche, bem como o falecido mestre de Dzogchen, Kyabje Nyoshul Khen Rinpoche.

Phakchok Rinpoche tem uma família, é pai de dois filhos, e ao mesmo tempo é responsável por várias instituições monásticas importantes. Sua vida exemplifica o delicado equilíbrio que muitos praticantes devem encontrar no mundo de hoje. De acordo com a tradição, devemos estudar e contemplar para compreender o significado profundo dos ensinamentos do Buda. Devemos praticar de forma que genuinamente reduza nosso apreço ao eu e nossas emoções negativas. Como expressão da nossa prática, devemos nos engajar em atividades altruístas para ajudar nossa comunidade e além dela. Essa fórmula de estudo, contemplação, prática e atividade altruísta é o que Rinpoche segue e ensina.

Rinpoche expressa os ensinamentos dos veículos dos Sutras e do Mantra. Como mestre vajra do Monastério Ka-Nying Shedrub Ling, em Katmandu, no Nepal, ele tem amplo conhecimento dos métodos budistas esotéricos Vajrayana. No entanto, Rinpoche frequentemente baseia suas instruções nas palavras do Buda contidas nos sutras. Ele integra a vasta visão da Grande Perfeição, a meditação autêntica do Mahamudra e os ensinamentos Mahayana sobre sabedoria e compaixão.

Phakchok Rinpoche dirige uma série de projetos humanitários no Sul da Ásia, lidera iniciativas de tradução por meio da Lhasey Lotsawa Translations and Publications e oferece uma grande variedade de recursos e programas budistas por meio do Samye Institute. Mais informações sobre Rinpoche e suas atividades podem ser encontradas em www.phakchokrinpoche.org.

Autores