Jetsunma Tenzin Palmo, autora da Lúcida Letra

Trecho do lançamento da Lúcida Letra, Reflexos em um lago na montanha. Ao final de cada capítulo, há perguntas e respostas.

 

P: A senhora disse que o budismo é não teísta. Como conciliar isso com a atitude em relação ao Buda?

TP: O Buda não era um deus. Era um príncipe indiano que atingiu a iluminação perfeita por meio de seu esforço. Rompeu todas as fronteiras da ignorância e desconhecimento; a mente dele expandiu-se em todas as direções, e ele enxergou com clareza. Ele despertou. A realidade é que estamos todos dormindo em um mar de ignorância e também precisamos despertar. Quando reverenciamos o Buda, é pela enorme gratidão por seu exemplo e pelo fato de ter passado 45 anos vagando pelo norte da Índia e ensinando muitos diferentes tipos de pessoas e mostrando muitos diferentes caminhos de chegar à descoberta que ele fez. Ele não é um deus. Ele nunca criou nada. Ele não está manipulando nossas vidas. Não está nos julgando. Ele é um exemplo de nosso potencial humano.

P: Se todas as religiões possuem códigos de ética semelhantes, por que o budismo é tão especial?

TP: Todas as religiões dizem para não fazermos mal aos outros e sermos bons. Dizem para amarmos os outros. Todas dizem para tratarmos os outros como gostaríamos que eles nos tratassem. Uma das coisas muito especiais do budismo é que não nos diz apenas para amarmos nosso próximo como a nós mesmos, diz como fazer isso. Ele nos oferece técnicas para desenvolver a bondade amorosa e a compaixão.

P: O budismo também não ensina sobre o carma?

TP: Sim. Vejam, a base da ética budista é que tudo o que fazemos com nosso corpo, fala e mente tem resultados. Mente não significa apenas o intelecto, também inclui o coração, porque o alicerce da mente vem do chakra do coração, não do intelecto. O intelecto é o cérebro do computador, não a energia que o dirige. Estamos plantando sementes constantemente. Quaisquer ações motivadas pela ignorância (no sentido de confusão e delusão), pela ganância ou fixação, raiva ou aversão terão resultados negativos. Não importa quantas justificativas nos demos. Nossas justificativas não são a questão. A questão é a motivação subjacente. Ações motivadas por entendimento claro, amor ou generosidade terão resultados positivos.

Estamos escrevendo nosso próprio roteiro o tempo todo. Os resultados de todas as nossas ações virão a ocorrer, seja imediatamente ou mais adiante, nesta vida ou em vidas futuras. Portanto, o que está acontecendo conosco agora é na maior parte resultado de coisas que fizemos no passado, seja nesta vida ou em vidas passadas. É como reagimos ao que está acontecendo agora que cria o futuro. Temos total responsabilidade por tudo em nossa vida. Não podemos culpar mais ninguém. Somos responsáveis pelo que está acontecendo neste momento e pelo modo como lidamos com isso. As coisas acontecem e reagimos. Se reagimos de maneira hábil e aprendemos com elas ou não, depende de nós. A ética budista consiste em se assumir a responsabilidade. Precisamos perceber que estamos moldando nosso futuro a cada momento. Não existe alguém do lado de fora puxando as cordinhas. Não existe ninguém para nos julgar. Em um certo nível, julgamos a nós mesmos a cada momento, no sentido de que o que quer que façamos produz resultados. Se plantarmos boas sementes, teremos uma boa colheita. Se plantarmos sementes venenosas, nossa colheita também será venenosa.

 

Trechos de livros

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.