Um retiro para criar problemas (do livro "Apaixonado pelo mundo")

Um retiro para criar problemas (do livro "Apaixonado pelo mundo")

Trecho do livro "Apaixonado pelo mundo", de Yongey Mingyur Rinpoche, no capítulo "Nascido em berço de ouro": "As pessoas à minha volta provavelmente teriam preferido a primeira classe. Mas eu estava aqui por escolha. Algumas pessoas optam por viver sem teto, mas muitas vezes ficam bastante perturbadas, talvez loucas, e não são bem-vindas em nenhum lugar. Essa não era minha história. Algumas pessoas estragam suas vidas por causa da depressão ou têm uma crise de meia idade. Minha vida tinha sido excepcionalmente maravilhosa. Praticar a meditação, investigar a natureza do sofrimento e da libertação e ensinar o que aprendi com minha...

Saiba mais →
Morte, divórcio e impermanência

Morte, divórcio e impermanência

Uma conversa que ocorreu entre duas mulheres americanas descreve essa relação íntima entre as formas de morte física e imaterial. Uma das mulheres veio me ver logo depois que seu único filho, de 20 anos, morreu após uma overdose acidental. Falamos sobre maneiras de ajudá-la a viver com essa perda trágica. Cerca de dois anos depois, a melhor amiga dessa mulher se viu passando por um divórcio muito doloroso.
Saiba mais →
Essa mente que temos agora é a nossa única esperança de despertar

Essa mente que temos agora é a nossa única esperança de despertar

Essa mente que temos agora é a nossa única esperança de espertar, não interessa o quão ruim ela pareça ou o quão mal, vez ou outra, nós possamos nos sentir. Ela é o nosso único bem, a nossa reserva de capital. É a única coisa que temos para possibilitar nossa liberdade. 
Saiba mais →
O que é coração partido?

O que é coração partido?

Lodro Rinzler diz nesse capítulo:

Seria impossível para mim sentar aqui e abordar cada um dos cenários de coração partido em um só livro. Mas, pela experiência pessoal e com a minha pesquisa, descobri que situações específicas que partem nosso coração resultam em reações semelhantes. Nós nos fechamos. Ficamos com raiva. Ficamos arrasados. E por aí vai. Essas coisas eu posso abordar. Assim, não importa o que partiu o seu coração, espero que este livro lhe dê o que você precisa.

Saiba mais →
Compreenda o temporário pelo que ele é

Compreenda o temporário pelo que ele é

Mas, na verdade, o corpo não é uma coisa que se possa consertar. Como Sua Santidade o Dalai Lama falou: “A felicidade física é apenas um eventual equilíbrio dos elementos no corpo, não uma harmonia profunda. Compreenda o temporário pelo que ele é”. O corpo é, na verdade, um organismo dinâmico e imprevisível, dependente de partes, de elementos, de todas as outras coisas no universo – um koan em si mesmo.
Saiba mais →