O Sutra Rei da Meditação

Abaixo, um trecho da introdução do livro "Nos passos dos bodhisattvas", de Phakchok Rinpoche (clique aqui para comprar):

Introdução

Este não é um livro sobre um tipo unidimensional de treinamento de meditação. Em vez disso, este livro ensina como a essência intangível da meditação surge naturalmente quando alinhamos de modo adequado as condições corretas na nossa vida. Essa essência é compassiva e repleta de bem-aventurança, mas totalmente inconcebível; ainda assim, pode ser realizada. Você não vai querer isso?

Para obter esse entendimento da realidade que traz a total liberdade, precisamos praticar os ensinamentos básicos do caminho budista Mahayana. Não podemos nos concentrar em uma única técnica de meditação e esperar ter um resultado proficiente se a extrairmos do contexto da visão, meditação e conduta corretas. Em vez disso, devemos alinhar todas as dimensões da nossa vida com a prática autêntica. É a isso que no budismo chamamos de “trilhar o caminho”. Se formos capazes de alinhar nossa vida com a prática, não há  dúvida de que realizaremos o coração aberto da verdadeira meditação.

Como em outros livros de Dharma, vamos encontrar aqui exercícios e métodos de meditação; mas também encontraremos as palavras diretas do Buddha, provenientes do Sutra Rei da Meditação, organizadas em um caminho de treinamento bem definido. O sutra em si tem quarenta capítulos, dos quais selecionei minhas citações favoritas e as compilei neste texto. Se dedicarmos tempo para refletir sobre essas passagens e aplicarmos as instruções e métodos oferecidos em cada capítulo, sem dúvida teremos resultados positivos. Afinal, estamos estudando e praticando as palavras do Buddha.

A menos que sejamos acadêmicos budistas com uma biblioteca de sutras, quantos dos nossos livros de Dharma realmente nos oferecem as palavras do Buddha? Lemos muitas citações de grandes mestres, mas com que frequência trabalhamos com as citações diretas do Buddha na nossa vida diária? Ao ler e saborear as palavras do Buddha, desenvolvemos confiança e a dignidade de poder conhecer o que ele ensinou com suas próprias palavras. Quando pessoalmente confio nos ensinamentos do Buddha, o insight sobre a realidade brota.

O caminho Mahayana

Este sutra não pertence a uma linhagem específica — pertence a todas. Podemos ter um interesse geral em meditação, ser um estudante da Soto Zen, do budismo tibetano ou de qualquer outra escola de budismo, e este ensinamento pode ajudar a nossa prática. Entretanto, o Sutra Rei da Meditação é uma escritura Mahayana, ou uma escritura da tradição Mahayana, o Grande Veículo dos ensinamentos do Buddha. O caminho Mahayana é chamado de “grande” porque tem como objetivo a liberação de todos os seres do sofrimento e porque leva à realização da vacuidade do eu e dos fenômenos.

O eixo central do caminho Mahayana é a bodhichitta, ou o despertar da mente da compaixão. A bodhichitta é dividida em termos das duas verdades da realidade — isto é, a verdade relativa e a verdade última. Bodhichitta relativa é a que treinamos enquanto estamos no caminho, e compreende ainda duas partes: a bodhichitta da aspiração e a bodhichitta da aplicação. A bodhichitta da aspiração refere-se ao cultivo dos estados mentais de bondade amorosa, compaixão, alegria e equanimidade, que são ilimitados. Por meio do treinamento nessas atitudes, nossa mente se torna altruísta e estável. A bodhichitta da aplicação refere-se à prática das seis perfeições: generosidade, disciplina, paciência, esforço alegre e meditação, todas essas englobadas pela sexta, a perfeição da sabedoria. Por meio do treinamento nessas perfeições, beneficiamos outras pessoas e criamos condições positivas na nossa vida que sustentam a nossa prática. Este livro nos ensina a unificar todas essas práticas para dar origem à bodhichitta suprema, que nada mais é do que o estado de iluminação completa, o samadhi supremo.

O Sutra Rei da Meditação

Estudei métodos de meditação pela primeira vez quando tinha dez anos, mas a prática não começou efetivamente até que eu tivesse dezesseis anos, e ainda assim passaram-se outros três anos até que eu começasse a experimentar benefícios reais, tal como me tornar mais atento e compassivo. Aos 21 anos, conheci o Sutra Rei da Meditação como parte dos meus estudos na universidade monástica Dzongsar Shedra, na Índia. No entanto, foi só aos 31 anos que realmente comecei uma exploração intensiva do texto, que se seguiu pelos últimos sete anos. Quando comecei a investigar o texto em detalhes, vi que muito do que vinha estudando, refletindo e praticando ao longo de minha vida estava diretamente relacionado a esse sutra. Também descobri que, nesse sutra Mahayana, o Buddha ensina métodos que usamos na tradição Vajrayana do budismo tibetano. Espero que, quando os praticantes Vajrayana reconhecerem seus métodos neste livro, aumentem sua confiança em sua própria prática.

Alguns de nós se consideram praticantes da tradição de meditação Mahamudra. Se esse for o seu caso, saiba que o caminho do Mahamudra é o resultado dos ensinamentos do Sutra Rei da Meditação. O sutra em si não é organizado como um manual tradicional do Mahamudra; tais manuais surgiram centenas de anos depois que este sutra foi escrito e foram desenvolvidos por grandes mestres tendo-o como base. Tradicionalmente, os manuais do Mahamudra fornecem 60 estágios sequenciais de prática. Este sutra não é assim. Em vez disso, inclui perguntas respostas entre o Buddha e os bodhisattvas — seres que percorrem o caminho do completo despertar por meio do cultivo da bodhichitta. O Sutra Rei da Meditação inclui instruções sobre como se comportar habilmente, como pensar habilmente e como usar o mundo aparentemente material como um suporte para o seu treinamento, bem como conselhos claros sobre como “sair da frente” para que sua sabedoria inata possa emergir naturalmente.

O sutra está cheio de histórias que penetram diretamente na essência da meditação, a que se refere como samadhi. Por milhares de anos, tem sido o livro que acompanha monges, monjas, iogues e praticantes leigos. Desejo que vocês aprendam a meditar usando essa fonte, que se conectem com o Buddha e comecem a treinar meditação exatamente como os mestres do passado o fizeram.

A mensagem dos sutras Mahayana

Assim como o famoso Sutra Rei da Meditação, o Buddha ensinou muitos sutras no Pico do Abutre. Na verdade, muitos dos ensinamentos aparentemente díspares do Buddha se complementam de uma forma impressionante. Por exemplo, podemos compreender a intenção deste Sutra Rei da Meditação observando como ele se relaciona com o popular Sutra do Coração.

O Sutra do Coração descreve o estado búdico. Quando seguramos nas mãos o Sutra do Coração, estamos na verdade segurando o estado búdico. Quando lemos o Sutra do Coração, vemos afirmações como “...não há um caminho, nem sabedoria, nem realização, nem não realização...” e assim por diante. Quando lemos isso, podemos pensar: “Que loucura é essa? É claro que o Buddha ensinou um caminho e métodos, e deu todos os tipos de ensinamentos por meio dos quais podemos nos livrar do sofrimento, então o que está acontecendo aqui?”. O que o Sutra do Coração está dizendo é isso: tudo é mente, a mente é vazia, a natureza vazia é clareza, e a clareza é consciência pura. A consciência pura é a budeidade; o estado búdico não tem um caminho; esse estado não tem realização; esse estado não tem não realização. Esse estado é livre dos cinco agregados de forma, sentimento, percepção, formação e consciência, que constituem toda a nossa experiência. Se tivermos a sorte de receber instruções sobre como encontrar esse estado livre de consciência pura por meio da meditação, não seremos capazes de mantê-lo por muito tempo, talvez apenas alguns segundos. Portanto, o Sutra do Coração descreve o estado de iluminação, mas não nos ensina como alcançá-lo de forma prática.

Costumo ensinar outro sutra intitulado Sutra da Sabedoria na Hora da Morte. Este sutra é muito curto e oferece instruções condensadas sobre como alcançar o estado descrito no Sutra do Coração. Havia um antigo rei tibetano que costumava ler o Sutra do Coração todos os dias para esclarecer sua visão da realidade, mas ele também costumava ler o Sutra da Sabedoria na Hora da Morte para guiar sua prática de meditação.

Agora, aqui está um ponto importante: assim como o Sutra do Coração é a forma condensada das 80.000 estrofes do Sutra da Perfeição da Sabedoria, podemos dizer que o Sutra da Sabedoria na Hora da Morte é a forma condensada do Sutra Rei da Meditação. Portanto, podemos ler esta citação do Sutra da Sabedoria na Hora da Morte para entender como vamos aprender a meditar neste livro baseado no Sutra Rei da Meditação:

“Akashagarbha, no momento da morte, o bodhisattva deveria treinar na sabedoria da hora da morte. A sabedoria da hora da morte consiste no seguinte: uma vez que todos os fenômenos são naturalmente puros, cultive bem a noção da ausência de existência. Como todos os dharmas estão contidos em bodhichitta, cultive bem a noção da grande compaixão. Uma vez que todos os fenômenos são naturalmente luminosos, cultive bem uma mente livre de pontos de referência. Uma vez que todas as entidades são impermanentes, cultive bem um estado mental que não seja apegado a nada. Quando a mente é entendida, isso em si é sabedoria. Portanto, cultive bem a noção de que o Buddha não deve ser procurado em outro lugar.”

Essa instrução é muito profunda. Ela sintetiza todos os pontos de treinamento do caminho Mahayana. Por meio dos ensinamentos do Sutra Rei da Meditação, aprenderemos a aplicar cada uma dessas afirmações de modo completo e direto.

A essência da meditação

O mundo do século XXI deve compreender que a verdadeira meditação dá origem à completa liberdade. Se não entendermos isso, corremos o risco de diluir a ideia da meditação em uma simples sessão sentada na almofada para nos fazer sentir calma. Se buscamos a liberação do sofrimento e desejamos uma profunda relação com a realidade, todas as experiências da nossa vida devem se tornar meditação. Peço que os leitores considerem a visão e as práticas de meditação descritas neste livro como um caminho, ou como um grande suporte para a tradição autêntica de meditação que estão praticando atualmente. Esses métodos funcionaram para inúmeros praticantes que vieram antes de nós e vão funcionar para nós também.

Tudo o que vemos, ouvimos e sentimos pode ser meditação, incessantemente. Minha intenção é que esse texto dê a vocês a verdadeira instrução. Espero que isso os beneficie direta e imediatamente. O Sutra Rei da Meditação me afetou pessoalmente de modo muito profundo.

Desejo que este livro faça os seres verdadeiramente felizes. Espero que o mérito deste livro seja uma causa para que as aspirações puras dos buddhas e bodhisattvas — aqueles que realizaram o caminho e experienciaram a meditação mais elevada, o rei dos samadhis — se tornem realidade.

Trechos de livros

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.