Prefácio de Tsoknyi Rinpoche no livro "Investigando a mente"

Ao ler o título deste livro, pelo fato de o inglês não ser minha língua nativa, eu não sabia o significado da palavra ‘fathoming’ (traduzido para o português como ‘investigando’). Um aluno meu disse que poderia significar, no contexto do Dharma, um tipo de conhecimento que se aprofunda cada vez mais, ao mesmo tempo em que se abre e se expande, levando a uma consciência vasta e profunda. E certamente é isso que precisamos entender – as profundas visões e ensinamentos do grande tertön e mestre de meditação Düdjom Lingpa. Dizem que ele recebeu suas visões de muitos seres iluminados, incluindo Avalokiteśvara e Longchenpa. A coleção de ensinamentos de Düdjom Lingpa abrange mais de quarenta volumes.

Este livro chega em um momento crítico da nossa história comum, para um mundo em crise e que, como Alan tão clara e concisamente afirmou, “precisa desesperadamente ser resgatado das garras do reducionismo, cuja tríade de forças terríveis – materialismo, hedonismo e consumismo – está rapidamente destruindo a civilização humana e a ecosfera”. Nesta tradução e nos comentários de Alan, o poder e a amplidão da sabedoria de Düdjom Lingpa fornecem um antídoto urgentemente necessário aos perigosos extremos do materialismo e do niilismo. Ele nos oferece práticas profundas que transformam a mente, permitindo-nos ver, com o tempo, que a mente tem a primazia e é a raiz da nossa experiência individual e coletiva.

Conheço Alan há muitos anos em razão das conferências do Mind and Life Institute com Sua Santidade o Dalai Lama, que tem sido seu mestre-raiz por quase cinquenta anos, e o encontrei aqui e ali em vários ensinamentos ao redor do mundo. Alan é um estudioso respeitado que tem escrito sobre a filosofia da ciência e tem profunda compreensão da filosofia da mente. Ele foi monge por catorze anos e professor na Universidade da Califórnia; tem sido um praticante
dedicado há muito tempo, bastante experiente como tradutor e professor do Dharma com alunos por todo o mundo. Ele também é aluno do mestre Dzogchen Nyingma, Gyatrul Rinpoche, de quem tem recebido ensinamentos sobre a Grande Perfeição há quase trinta anos.

Também aprendi muito com a excelente introdução de Alan a esta obra, na qual ele apresenta as tendências filosóficas, científicas e históricas de nossos tempos e expõe o cenário em que Investigando a mente nasceu. Este livro é um comentário do capítulo sobre Vipaśyanā segundo a Essência Vajra, de Düdjom Lingpa, e acompanha o livro anterior de Alan, Aquietando a mente, que fornece um extenso comentário à seção anterior sobre shamatha da Essência Vajra.

Ngawang Tsoknyi Gyatso

Trechos de livros

1 comentário

Luzia Sandra De Medeiros Dias Benjamim

Luzia Sandra De Medeiros Dias Benjamim

Muita Luz Lúcida Letra Tsoknyi Rinpoche Beijing

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.