2 livros para ler e começar a meditar
É comum me pedirem dicas de livros e hoje eu quero compartilhar duas dicas de livros para quem quer começar a meditar. 

Um deles é o Felicidade genuína, do professor Alan Wallace. Nesse livro, cada capítulo detalha uma prática, e há vários capítulos divididos em 4 partes. A primeira parte trata de shamatha (Refinando a atenção), a segunda trata de vipassana (cultivo do insight por meio da atenção plena), a terceira trata das qualidades do coração (As 4 incomensuráveis) e a parte 4 avança no tema da ioga dos sonhos, da bodicita e do Dzogchen.

O mais interessante nesse livro é que em cada capítulo há uma prática que você pode fazer em casa e uma contemplação sobre aquela prática. A sugestão do próprio autor, é dedicar uma ou duas semanas para cada capítulo.

O outro livro é o A mente serena, de S. Ema. Gyalwa Dokhampa. Nesse livro, o autor detalha as causas mais comuns da confusão que sentimos, mostra como a meditação pode ajudar e dá preciosas dicas de prática e modos de integrar a meditação aos diferentes momentos de nossas rotinas diárias.

Os dois livros são ótimos presentes. A mente serena é mais introdutório e direto em meditações simples e cotidianas (um ótimo primeiro passo). Já Felicidade genuína é um livro mais detalhado e aprofundado nas práticas contemplativas (excelente guia para o aprofundamento sem ser técnico demais).

 

MeditaçãoRecomendações

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.