O que significa ser um Rinpoche?

Você já ouviu falar sobre o termo "Rinpoche" e deseja entender melhor seu significado? Neste trecho do livro "O princípio do guru" (clique aqui para comprar), Lama Shenpen Hookham fala um pouco sobre o significado desse termo que causa dúvida em muitas pessoas:

Rinpoche significa “precioso”. Pode-se aplicar o termo de forma imprecisa a qualquer pessoa ou coisa considerada preciosa, no sentido de ter um adhishtana poderoso. É um título conferido aos lamas, como um sinal de sua antiguidade e merecimento, por seus mestres e/ou alunos. É aplicado automaticamente àqueles que são reconhecidos como tulkus, mesmo quando ainda são crianças. Os chefes institucionais das linhagens ou comunidades podem decidir conferir o título de Rinpoche a seus discípulos mais proeminentes, como um meio de aumentar seu status e sua visibilidade. Nas assembleias, aqueles com o título de Rinpoche recebem assentos especiais ou tronos, e são servidos primeiro antes do restante da assembleia, mesmo que não sejam monásticos. O título não indica nenhuma qualificação ou nível de treinamento específico, embora se presuma que qualquer pessoa com o título seja, de fato, qualificada de alguma forma digna de respeito. Idealmente, é o sinal de que a pessoa é um praticante realizado e exemplar, mas como não existe um mecanismo de controle de qualidade, temos que tirar nossas próprias conclusões, de qualquer modo.

Quem quer que seja considerado altamente realizado pode ser chamado de Rinpoche, embora essas pessoas nem sempre recebam oficialmente esse título ou necessariamente o adotem. Outro termo relacionado é tsa chenpo, que carrega conotações de ser altamente realizado e/ou dotado de poderoso adhishtana. Não é usado como um título, mas sempre se pode perguntar quais lamas são mais “tsa chenpo” do que outros.*

* Mais informações sobre tsa chenpo estão em outra parte do livro (na página 156)

Trechos de livros

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.