Capa do livro "Um espelho para relembrar"

No processo de tradução do livro "Um espelho para relembrar" (The Mirror of Mindfulness), Paula Rozin (tradutora para o português), consultou o tradutor original do livro para o inglês, Erik Pema Kunsang.

Uma sugestão dele foi usarmos um termo mais preciso para traduzir a palavra mindfulnessRemind (relembrar). Mindfulness, um termo estrangeiro já aparece bastante no contexto da meditação secular e muitas vezes com interpretações que podem diferir do sentido usado nos contextos budistas. (Em outras publicações da Lúcida Letra já usamos atenção plena e também presença mental para traduzir mindfulness.)

Achei que seria interessante colocar aqui alguns trechos de livros da Lúcida Letra que trazem esse significado original de mindfulness.

No coração da vida (Jetsunma Tenzin Palmo)

"O que significa atenção plena? "Atenção plena", em sânscrito, é smriti e em tibetano, drenpa. Ambas têm  o mesmo significado, que é "lembrar". (pg.131)

Reflexos em um lago na montanha (Jetsunma Tenzin Palmo)

Na verdade, o significado de atenção plena em sânscrito e tibetano é "lembrar". [...] Trata-se de lembrar de onde estamos, quem somos e do que está acontecendo no momento. Como a atenção plena é parecida com a rememoração, seu inimigo direto é o esquecimento. (pg.143)

Coração aberto, mente aberta (Tsoknyi Rinpoche)

O termo atenção plena costuma ser considerado tradução do termo tibetano drenpa, "ficar consciente de um objeto, condição ou situação". Mais precisamente, drenpa é o aspecto da consciência que leva a atenção para um objeto. Mas apenas ficar consciente não é de fato toda a prática de atenção plena. (pg.109)

Felicidade genuína (B. Alan Wallace)

Mantenha a atenção plena em sua respiração da forma mais contínua possível. Neste contexto, o termo "atenção plena" (mindfulness) refere-se à habilidade de focar continuamente um objeto familiar de sua escolha sem distração. Em tibetano e sânscrito, a palavra traduzida como "atenção plena" (mindfulness) também significa "lembrar". Portanto, o cultivo da atenção plena significa manter um fluxo ininterrupto de lembrar, lembrar e lembrar. Não envolve nenhum comentário interno. (pg.29)

Bastidores da llTraduçõesTrechos de livros

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.